Museu do Sertão: conheça a história do cangaço e de Piranhas
O Museu do Sertão, ou Museu do Cangaço, é um atrativo historicamente muito importante para a cidade de Piranhas/AL, e que vale a pena incluir no roteiro pela região.
Acredito que esse é o local perfeito para mergulhar na história do cangaço nordestino e conhecer mais sobre o bando de Lampião.
Por isso, sempre recomendo aos meus hóspedes darem uma passadinha por lá, enquanto exploram o centro histórico de Piranhas. Vamos saber mais?
Conheça o Museu do Sertão
Apesar de ser um espaço pequeno e contar com um acervo reduzido, por assim dizer, considero o Museu do Cangaço uma atração realmente única e relevante.
O local é um espaço voltado para mostrar a história do cangaço, mas que vai muito além disso, contanto um pouco sobre Piranhas e do homem sertanejo em si.
Documentos, fotografias, peças e objetos cuidadosamente dispostos em vários painéis transportam os visitantes para esse cenário histórico.
Entre os tesouros expostos, destacam-se alguns dos objetos que pertenceram a Lampião, como uma autêntica espingarda.
Na minha opinião, é uma forma incrível de entender melhor o percurso do bando mais famoso do país, incluindo o seu fim, na Grota do Angico (Sergipe), em 1938, onde Lampião, Maria Bonita (sua esposa) e mais 9 integrantes foram encurralados e mortos pela volante.
Vale lembrar que Piranhas era a base da operação no período, tanto que após a execução, todos os 11 corpos foram decapitados e suas cabeças foram inicialmente expostas na escadaria da prefeitura da cidade, e depois levadas a Maceió, capital de Alagoas.
✅ Informações úteis:
- Endereço: Rua José Martiniano Vasco, S/N, Piranhas, Alagoas
- Nota do Google: 4,4
- Horário de funcionamento: o museu está temporariamente fechado para reforma
- Preço do ingresso: 3 reais
Infraestrutura do Museu do Sertão
O Museu do Sertão fica na antiga Estação Ferroviária de Piranhas, agregando assim bastante qualidade à atração.
Eu acho o prédio realmente belíssimo, trazendo todo um contexto histórico para o lugar – uma conexão perfeita que só dá para perceber estando lá.
Além disso, o passeio está interligado à visitação ao Centro Histórico da cidade, um local de ótima infraestrutura turística.
Vale a pena ir ao Museu do Sertão?
Atualmente, o Museu do Sertão está fechado para reforma. Entretanto, assim que for reaberto, recomendo que você reserva 1 ou 2 horas para visitar suas instalações.
Mas, já aviso: não espere uma grande estrutura no museu. É um espaço simples, mas de visita praticamente obrigatória para quem gosta de explorar a história de uma região.
O sertão nordestino é lugar de um povo resiliente e forte. Não podemos deixar essa história morrer. Visite o Museu do Cangaço para conhecer e manter vivos nossos costumes antigos!