Museus em Piranhas/Alagoas e região: veja os destaques

Se você está em busca de museus em Piranhas/Alagoas e região que valem a pena conhecer, chegou ao lugar certo!

Como moradora de longa data da cidade, e uma apaixonada por história, vou mostrar a você os destaques que possuímos por aqui, sendo lugares que já conheci pessoalmente.

Uma grande vantagem desses passeios é que existem guias capacitados para fazerem visitas guiadas a museus e várias outras pelo Centro Histórico, tornando tudo ainda mais enriquecedor. Você vai amar essa aventura!

Conheça os principais museus em Piranhas/Alagoas

Museu do Sertão / Museu do Cangaço

O Museu do Sertão, também conhecido como Museu do Cangaço, é um dos tesouros históricos da nossa encantadora cidade de Piranhas.

Isso porque desempenha um papel fundamental ao preservar e compartilhar a rica herança do cangaço nordestino e a saga do lendário bando de Lampião.

E o melhor de tudo é que ele está situado no coração do Centro Histórico da cidade, tornando-se um ponto de parada imperdível para quem está conhecendo essa área.

O museu, embora modesto em tamanho, abriga um acervo que desvenda o passado dessa região e do homem sertanejo.

São documentos, peças, fotografias e objetos dispostos em vários painéis, incluindo pertences do próprio Lampião.

Outro ponto de destaque é que ele se encontra na antiga Estação Ferroviária de Piranhas, um edifício imponente que enriquece a experiência cultural da visita.

Atualmente, em outubro de 2023, momento que escrevo esse texto, o museu está fechado para reforma. Mas, assim que for reaberto, recomendo que você reserve um tempinho para conhecer.

Informações úteis:

  • Endereço: Rua José Martiniano Vasco, S/N, Piranhas, Alagoas
  • Nota do Google: 4,4
  • Horário de funcionamento: o museu está temporariamente fechado para reforma
  • Preço do ingresso: 3 reais

Museu Regional de Delmiro Gouveia (Alagoas)

Outro lugar que gosto de destacar é o Museu Regional de Delmiro Gouveia, que fica na cidade de Delmiro Gouveia, Alagoas, a cerca de 39 km de Piranhas.

O museu presta homenagem ao visionário que dá nome ao local e à própria cidade, que foi um empresário e industrial nordestino, responsável pela construção da indústria de linhas que transformou a região.

Seu acervo é uma verdadeira preciosidade, incluindo objetos pessoais de Delmiro, como livros, fotografias e cartas.

Além disso, a coleção abriga antigas máquinas, como projetor de cinema, itens da indústria têxtil (Fábrica da Pedra) e da estação ferroviária, como uma legítima maria-fumaça (meu local preferido para fotos por lá).

Informações úteis:

  • Endereço: Rua Visconde de Mauá, bairro Desvio, Delmiro Gouveia, AL
  • Instagram: @museuregionaldelmirogouveia
  • Site: museudelmirogouveia.com.br
  • Nota do Google: 4,5
  • Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira, das 13:30h às 20:30h; de sábado a segunda-feira, das 09:00h às 17:00h
  • Telefone para contato: (82) 9.9816-0011
  • Preço do ingresso: gratuito

Museu de Arqueologia de Xingó (Sergipe)

Situado nos arredores do município, mais precisamente na cidade de Canindé de São Francisco (Sergipe), o Museu Arqueológico de Xingó (MAX-UFS) é mais um espaço que, na minha opinião, merece uma menção entre os museus e exposições em Piranhas e região.

Ele é gerenciado pela Universidade Federal de Sergipe e abriga um acervo impressionante com mais de 50 mil peças, incluindo arte rupestre, esqueletos humanos e utensílios descobertos durante escavações em sítios arqueológicos da área.

Foi fundado em 2000, mas tem raízes que remontam a 1988, quando a construção da Usina Hidrelétrica de Xingó revelou a necessidade de preservar o patrimônio arqueológico da região.

✅ Informações úteis

  • Endereço: Canindé de São Francisco – SE
  • Nota do Google: 4,8
  • Horário de funcionamento da exposição ao público: quarta a domingo, das 8h30 às 16h30
  • Telefone para contato: (82) 98849-2622
  • Preço do ingresso: R$ 15 (idosos, professores e estudantes pagam meia entrada: R$ 7,50)
Ellen Amaral
Ellen Amaral

Juntamente com minha mãe - Danielly - proprietária da Pousada Lampião Rio e estudante de Direito. Tenho como objetivo tornar inesquecível a vivência dos nossos hóspedes aqui, trazer uma sensação de aconchego e familiaridade, e fazer com que eles, de fato, se sintam em casa. Uma das coisas que mais amo aqui na pousada é a vista maravilhosa do nosso Rio São Francisco, que considero o nosso ponto mais forte. Adoro ler, viajar, ir à academia e registrar momentos! Sou uma pessoa comunicativa, leal e fiel aos meus princípios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A hospedagem mais bem avaliada no Google em Piranhas/AL