Trilha Vale do Mestre

Atividades esportivas em Piranhas/Alagoas: veja as melhores

As atividades esportivas em Piranhas/Alagoas têm desempenhado um papel fundamental na promoção da saúde, no fortalecimento da comunidade local e na celebração da cultura esportiva da nossa região.

Localizada no belo sertão alagoano, a cidade de Piranhas oferece um cenário rico e diversificado para a prática de uma ampla gama de atividades esportivas. Isso inclui ciclismo, trekking, canoagem e vela.

Para você saber o que fazer em Piranhas, elaborei um guia com as emocionantes atividades disponíveis da minha cidade, que a tornam um destino único para atletas e amantes do esporte.

Atividades esportivas em Piranhas/Alagoas: veja o que fazer

Piranhas oferece diversas atividades, desde as mais simples, como uma caminhada, até esportivas e desafiantes, como o trekking. Descubra a seguir as emocionantes atividades esportivas que essa cidade tem a oferecer:

1 – Andar de bike na Antiga Linha do Trem

Trilha da Antiga Linha do Trem
Fonte: Lúcio Rosa (wikiloc)

As atividades esportivas em Piranhas/Alagoas incluem um passeio pela Antiga Linha do Trem. Eu recomendo essa rota histórica para quem curte esportes, pois permite explorar o passado da região de uma forma diferente.

A trilha segue os trilhos abandonados do trem, oferecendo oportunidades para caminhadas, corridas e ciclismo. Ao longo do percurso, sempre aprecio a paisagem do sertão alagoano, com seus vales e montanhas.

De acordo com a minha experiência, essa atividade combina a adrenalina das práticas esportivas com a descoberta de relíquias ferroviárias, tornando-a uma ótima atividade ao ar livre.

Além de ser uma forma muito legal de se exercitar, também é um mergulho na história local.

2 – Fazer canoagem ou vela no Rio São Francisco

Tanto a canoagem quanto a vela são dois esportes aquáticos que recomendo bastante para quem ama atividades na água.

É possível praticar esses dois esportes no Rio São Francisco ou no Lago de Xingó. Esse último não fica em Piranhas, mas é uma das rotas preferidas de quem ama explorar a região do cangaço.

Além disso, para os praticantes de vela, sugiro participar do evento que ocorre em Entremontes: Procissão de barco à vela, um passeio com barcos decorados, como parte de celebrações religiosas. Vale a pena incluir no seu roteiro de viagem.

3. Subir a escadaria Igrejinha

Escadaria Igrejinha
Fonte: Calzinha (TripAdvisor)

A Escadaria Igrejinha (Igreja Senhor do Bonfim) é um ponto turístico de destaque na região. Além de sua relevância histórica e arquitetônica, o local oferece um cenário perfeito para atividades esportivas em Piranhas/Alagoas.

Isso porque, são mais de 200 degraus até o topo, o que considero um belo desafio para os praticantes de trekking, um esporte de aventura comum aqui em Piranhas.

Adicionalmente, a vista panorâmica no topo da escadaria recompensa os aventureiros com um cenário deslumbrante, perfeito para acompanhar o nascer do sol.

Informações úteis

  • Endereço: Av. Alagoas, 220 – Entremontes, Piranhas – AL, 57460-000
  • Instagram: @igrejasenhordobonfim
  • Nota no Google: 4,6
  • Horário de funcionamento: aberto 24h
  • Preço do ingresso: Gratuito

4 – Alcançar o topo do Mirante Secular

Escadaria do Mirante
Fonte: MTur Destinos (Flickr)

A Escadaria do Mirante é um local multifuncional que cativa os visitantes com sua beleza e versatilidade. Para os amantes de atividades esportivas em Piranhas/Alagoas, esta escadaria é perfeita.

Com isso, os degraus íngremes desafiam pessoas com bom condicionamento físico, proporcionando uma oportunidade única para treinos de escadas.

No topo, o Mirante Secular oferece uma vista espetacular, principalmente à noite para quem gosta de observar as estrelas. Indico essa visita como parte das atividades esportivas, ainda mais porque no topo, você encontra um restaurante e uma cachaçaria.

Informações úteis

  • Endereço do Mirante Secular: Fazenda Angico, Canindé de São Francisco – SE, 49820-000
  • Instagram: @espacoangicos
  • Nota no Google: 4,8
  • Horário de funcionamento: aberto 24h
  • Telefone: (83) 99831-2583
  • Preço do ingresso: R$ 20 (passeio pela rota)

5 – Fazer a trilha Vale do Mestre

Trilha Vale do Mestre
Fonte: Marta Barros (TripAdvisor)

O Vale dos Mestres é uma trilha de cerca de 2km pela margem sul do Rio São Francisco, que leva a uma pequena baía onde banhistas e embarcações podem desfrutar das águas calmas e cristalinas do Velho Chico.

Localizado em Canindé de São Francisco, na fronteira entre Sergipe, Alagoas e Bahia, o Vale dos Mestres recebeu esse nome devido aos vários sítios arqueológicos no percurso.

A trilha é exuberante e formada por grandes rochas e vegetação densa, com pinturas rupestres que chegam a ter 3.000 anos de idade.

Da última vez que eu fui, preferi ir de barco, a partir do Olho D’Água do Casado, mas é possível seguir a pé pela trilha. A dica é contratar um guia para fazer essa atividade esportiva em Piranhas.

6 – Explorar a Rota do Cangaço

Trilha na Rota do Cangaço
Fonte: Artur Queiroz (TripAdvisor)

A trilha da Rota do Cangaço é um mergulho nas páginas da história e oportunidades excepcionais para atividades esportivas em Piranhas/Alagoas.

Começando com uma caminhada pelos locais associados ao cangaço, os aventureiros podem vivenciar a história do nordeste brasileiro.

Aos praticantes de trekking em Piranhas, essa é uma boa oportunidade de explorar os locais por onde passaram os cangaceiros até a Grota do Angico, palco da morte dos reis do cangaço.

7 – Participar da pesca esportiva no Rio São Francisco

Trekking, caminhada, bike, canoagem – o que mais falta na lista de atividades esportivas em Piranhas/Alagoas? A pesca esportiva, claro!

Muitos hóspedes desta pousada me perguntam se é possível pescar na cidade como uma atividade de lazer, e a resposta é sim. O Rio São Francisco é o local mais apropriado para encontrar diferentes espécies de peixes, incluindo o traíra.

Basta respeitar as regras de pesca, como devolver os peixes ao rio, caso não sejam para consumo, e não sujar a área, preservando o local para o turismo futuro.

Ellen Amaral
Ellen Amaral

Juntamente com minha mãe - Danielly - proprietária da Pousada Lampião Rio e estudante de Direito. Tenho como objetivo tornar inesquecível a vivência dos nossos hóspedes aqui, trazer uma sensação de aconchego e familiaridade, e fazer com que eles, de fato, se sintam em casa. Uma das coisas que mais amo aqui na pousada é a vista maravilhosa do nosso Rio São Francisco, que considero o nosso ponto mais forte. Adoro ler, viajar, ir à academia e registrar momentos! Sou uma pessoa comunicativa, leal e fiel aos meus princípios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A hospedagem mais bem avaliada no Google em Piranhas/AL