Trekking em Piranhas/Alagoas: vale a pena? Saiba mais

Quem busca aventura em montanhas altas ou trilhas mais desafiadoras, recomendo fazer trekking em Piranhas/Alagoas. Trata-se de uma atividade ao ar livre que requer esforço físico e tempo de sobra.

Além disso, caminhar em meio à vegetação do semiárido nordestino também permite uma imersão na história local. A trilha para a Grota do Angico, por exemplo, leva os aventureiros para a rota de fuga e morte dos famosos cangaceiros, incluindo Lampião e Maria Bonita.

Pensando nisso, montei uma lista com os 5 principais lugares para fazer trekking em Piranhas. Confira!

Onde praticar trekking em Piranhas/Alagoas?

Piranhas é uma cidade encantadora conhecida por sua rica história, paisagens deslumbrantes e oportunidades para aventuras ao ar livre.

Uma das atividades mais populares aqui na região que gosto de indicar é o trekking, que oferece aos visitantes a chance de explorar nossa deslumbrante paisagem natural.

Aqui estão alguns dos melhores lugares para a prática de trekking em Piranhas:

1 – Cânion do Rio São Francisco

Cânion do Rio São Francisco
Fonte: silene andrade (Flickr)

O Cânion do Rio São Francisco é um dos maiores atrativos para os entusiastas do trekking em Piranhas. Com suas formações rochosas impressionantes e vistas panorâmicas, é um local perfeito para explorar a pé.

Trilhas ao longo do cânion proporcionam aos visitantes a oportunidade de vivenciar a grandiosidade da natureza. Inclusive, viajar para Piranhas sem conhecer o Rio São Francisco, não existe. Recomendo a todos!

2 – Mirante da Grota do Angico

Grota do Angico
Fonte: Eduardo Hanazaki (Flickr)

Este é um ponto de vista icônico localizado nas proximidades de Piranhas. A trilha que leva ao Mirante da Grota do Angico oferece uma caminhada agradável através de uma vegetação exuberante, aliando uma trilha ecológica com história e cultura.

Isso porque, a trilha é imperdível para quem deseja conhecer o local onde Lampião, Maria Bonita e demais cangaceiros foram capturados e mortos pelo volante (polícia na época).

3 – Trilha do Riacho do Talhado

Trilha do Riacho do Talhado
Fonte: Marcio No Mundo

A trilha do Riacho do Talhado (Mirante do Talhado) fica no município de Delmiro Gouveia, mas faz parte do roteiro de trekking em Piranhas/Alagoas.

É preciso ir até Olho d’Água do Casado, e depois seguir à direita em direção a Delmiro. A trilha começa pela Caatinga, e na última vez que eu fui, o guia mostrou várias espécies de árvores nativas, como o Juazeiro, Arapiraca e o Angico, até chegarmos ao Mirante do Talhado.

Além de ser uma trilha de dificuldade média, ideal para os amantes de trekking, os aventureiros ainda saem de Piranhas com uma aula de história e ecologia. Indico demais essa rota!

4 – Trilha nos Cânions Dourados, em Olho d’Água do Casado

Um pouco distante desta pousada Lampião Rio, existe outro lugar muito procurado por quem ama trekking, mesmo que não seja em Piranhas/Alagoas: Cânions Dourados.

Localizado em Olho d’Água do Casado (a propósito, se fizer a rota para o Mirante do Talhado, não deixe de visitar os cânions!), o local é ponto de encontro de aventureiros que chegam pelas trilhas ecológicas, ou de casais em busca de uma atividade romântica, como um piquenique.

Sempre que alguém me pergunta sobre os passeios de barco pelo Rio São Francisco, menciono que essa é uma das formas de chegar aos Cânions Dourados, além do trekking. Vale muito a pena conferir o visual lá de cima.

5 – Trilha para o Mirante da Igrejinha

Subir uma escadaria com mais de 200 degraus até o topo de uma igreja é desafio suficiente para você? Pois a minha dica de trekking inclui uma subida até a Igreja Senhor do Bonfim, também chamada de Mirante da Igrejinha.

Ainda que não seja uma montanha íngreme ou trilha sinuosa, subir essa escadaria requer esforço físico e muita vontade de conferir o visual lá de cima.

Afinal, como em qualquer trilha, você vai precisar se equipar com água, lanche e protetor solar, porque não tem ninguém vendendo no meio do caminho.

✅ Informações úteis

  • Endereço: Av. Alagoas, 220 – Entremontes, Piranhas – AL, 57460-000
  • Instagram: @igrejasenhordobonfim
  • Nota no Google: 4,6
  • Horário de funcionamento: aberto 24h
  • Preço do ingresso: Gratuito

Por fim, em todas essas trilhas, os visitantes têm a chance de entrar em contato com a natureza intocada da região, explorando ecossistemas variados e desfrutando das vistas magníficas que Piranhas e seus arredores têm a oferecer.

Lembre-se sempre de seguir as orientações de segurança, respeitar o meio ambiente e deixar o local exatamente como o encontrou. Assim, você garante que outros possam desfrutar dessas maravilhas naturais no futuro.

Ellen Amaral
Ellen Amaral

Juntamente com minha mãe - Danielly - proprietária da Pousada Lampião Rio e estudante de Direito. Tenho como objetivo tornar inesquecível a vivência dos nossos hóspedes aqui, trazer uma sensação de aconchego e familiaridade, e fazer com que eles, de fato, se sintam em casa. Uma das coisas que mais amo aqui na pousada é a vista maravilhosa do nosso Rio São Francisco, que considero o nosso ponto mais forte. Adoro ler, viajar, ir à academia e registrar momentos! Sou uma pessoa comunicativa, leal e fiel aos meus princípios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A hospedagem mais bem avaliada no Google em Piranhas/AL