Rota do Cangaço em Piranhas/AL: vale a pena? Veja aqui

Oi, amigo explorador! Sei que seu tempo é valioso, então vou direto ao ponto. Quero te contar sobre um dos passeios mais interessantes que temos por aqui: a Rota do Cangaço.

Já fiz esse trajeto várias vezes e, hoje, quero compartilhar contigo minha experiência. Então, puxe a cadeira virtual e vamos falar sobre essa jornada incrível!

Como é o passeio pela Rota do Cangaço em Piranhas/AL?

Rota do Cangaço
Fonte: Pousada Lampião Rio

O passeio começa no atracadouro de Piranhas, às 9h. Lá, embarcamos em um catamarã e seguimos por cerca de 40 minutos navegando pelo Rio São Francisco.

Durante esse trajeto, vemos praias fluviais e as paisagens áridas nas margens do rio.

Dependendo do roteiro que escolher, sua embarcação pode fazer uma parada rápida em Entremontes. Eu acho que lá é um lugar interessante para comprar artesanatos, mas a parada é tão rápida que não dá tempo de fazer muita coisa.

De volta ao catamarã, o próximo destino é o Restaurante Angicos ou o Restaurante Ecoparque (vou falar sobre eles a seguir), que são pontos de partida para a trilha até a Gruta do Angico.

A Gruta do Angico é o local onde Lampião e seu bando foram mortos em uma emboscada.

Essa trilha é opcional, mas eu, sinceramente, recomendo muito essa caminhada. Vista um tênis confortável, leve água (de preferência congelada, pois o calor é intenso) e proteja a cabeça.

A caminhada é desafiadora, mas adentrar na mata e seguir os passos históricos é uma recompensa incrível para quem gosta de história.

No início da trilha, você terá a chance de conhecer uma autêntica casa de taipa que pertenceu a Pedro Cândido, um dos coiteiros de Lampião.

Entre mandacarus, cactos e a vegetação rasteira, a Caatinga se revela em toda a sua beleza única.

Ao chegar na Gruta do Angico, cruzes e uma placa com os nomes dos cangaceiros emboscados e de Adrião, o único soldado morto no confronto, marcam o local do acontecimento.

Todo o passeio é muito interessante, mas é importante ficar atento a alguns pontos.

Primeiro, em Alagoas o clima é bastante quente. Então, se quiser evitar o calor mais intenso, marque sua jornada para começar mais cedo.

Se não tiver essa opção disponível, considere vir nos meses de inverno, quando as temperaturas são mais amenas.

Segundo, o passeio pode ser um pouco “comum demais” para quem não se interessa pela história do cangaço. O passeio de catamarã e a trilha são legais, mas você pode sentir que não é nada extraordinário.

Qual empresa oferece o melhor serviço?

Rota do Cangaço
Fonte: Pousada Lampião Rio

Para fazer o passeio pela Rota do Cangaço, é preciso contratar um guia ou uma agência de passeios. Eu recomendo duas: a MF Tour (Restaurante Ecoparque) e a Célio Tour (Restaurante Angicos).

Veja minhas opiniões sobre cada uma delas, a seguir.

MF Tur – Restaurante Ecoparque

Para famílias com crianças ou aqueles que preferem um passeio mais tranquilo, o MF Tur pelo Restaurante Ecoparque é uma excelente escolha.

O catamarã parte do pier no Centro Histórico de Piranhas às 9h, navegando por aproximadamente uma hora pelo Rio São Francisco.

Durante o percurso, você desfrutará de paisagens que serviram de cenário para cenas inesquecíveis da novela “Velho Chico”.

Ao chegar no Cangaço Ecoparque, localizado às margens do São Francisco, inicia-se a trilha até a Gruta do Angico.

Com 1600 metros de extensão cada trecho, a trilha é quase toda plana e de fácil acesso (por isso costumo indicar para famílias com crianças).

No retorno ao Ecoparque, você poderá desfrutar do buffet do restaurante, relaxar nos equipamentos de lazer ou dar um mergulho nas águas do Velho Chico.

Informações úteis

  • Endereço: Setor Angico Zona rural, Poço Redondo – SE
  • Instagram: @rotadocangaco
  • Telefone: (79) 99869-6428
  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 09h às 17h
  • Preço do ingresso: R$ 100,00 por pessoa (não inclui alimentação)
  • Nota no Google: 4,5

Célio Tur – Restaurante Angicos

Agora, se a sua turma é composta apenas por adultos aventureiros, eu recomendo a Célio Tur, que tem como destino o Restaurante Angicos.

O catamarã parte às 9h, navegando por 30 a 40 minutos até o Espaço Angicos. Lá, você terá a oportunidade de relaxar, conhecer a história do cangaço e degustar a deliciosa culinária local, tudo em um só lugar.

A partir do Restaurante Angicos, a trilha até a Gruta do Angico é mais curta, com apenas 700 metros cada trecho. Contudo, esse percurso é mais íngreme e acidentado, e por isso não é tão bom para crianças.

A infraestrutura do Espaço Angicos também é completa, oferecendo diversas opções de lazer e entretenimento, como esquibunda, parque infantil, área vip e mais.

Informações úteis

  • Endereço: Canindé de São Francisco – SE
  • Instagram: @espacoangicos
  • Telefone: (82) 98745-1286
  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 08h às 16h
  • Preço do ingresso: R$ 100,00 por pessoa (não inclui alimentação)
  • Nota no Google: 4,8

O que esperar da trilha e dos espaços de lazer da Rota do Cangaço?

Rota do Cangaço
Fonte: Pousada Lampião Rio

Agora, vamos falar sobre a infraestrutura que vai tornar sua jornada pela Rota do Cangaço ainda mais incrível.

Ao iniciar a trilha em direção à Gruta do Angico, você encontrará riachos pelo caminho, algumas pedras para atravessar e pequenos trechos mais inclinados. Nada muito complicado!

Chegando próximo à Gruta, é possível observar as marcas de tiros nas pedras, testemunhas silenciosas da intensidade da história que se desenrolou ali.

Uma dessas pedras, a mesma onde Maria Bonita foi degolada ainda viva, conta uma parte dessa narrativa.

No local da Gruta Angicos, três cruzes marcando as mortes de Lampião, Maria Bonita e de um policial atingido durante a emboscada trazem uma atmosfera respeitosa e solene.

Uma placa com os nomes de todos que perderam suas vidas ali é uma lembrança humilde, mas poderosa, da história que se desdobrou nesse lugar sagrado.

Durante toda a trilha e na gruta, a flora local é um espetáculo à parte, repleta de cactos deslumbrantes.

Quando a caminhada chegar ao fim, a estrutura dos dois restaurantes, seja no Ecoparque ou no Espaço Angicos, estará à sua disposição para proporcionar o merecido relaxamento.

No Ecoparque, o buffet do restaurante é um convite irresistível, e você pode aproveitar os equipamentos de lazer ou se refrescar nas águas do Velho Chico.

Já o Espaço Angicos oferece uma gama completa de opções de lazer, desde esquibunda até áreas vip, garantindo que seu descanso seja tão memorável quanto a caminhada.

Espero ter ajudado você a tomar a melhor decisão. Boa viagem!

Ellen Amaral
Ellen Amaral

Juntamente com minha mãe - Danielly - proprietária da Pousada Lampião Rio e estudante de Direito. Tenho como objetivo tornar inesquecível a vivência dos nossos hóspedes aqui, trazer uma sensação de aconchego e familiaridade, e fazer com que eles, de fato, se sintam em casa. Uma das coisas que mais amo aqui na pousada é a vista maravilhosa do nosso Rio São Francisco, que considero o nosso ponto mais forte. Adoro ler, viajar, ir à academia e registrar momentos! Sou uma pessoa comunicativa, leal e fiel aos meus princípios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolha a Pousada Nº1 em Piranhas AL

google maps

A hospedagem mais bem avaliada no Google em Piranhas/AL