Grota do Angico: conheça o local onde Lampião foi assassinado
A Grota do Angico é um dos locais mais importantes da região, seja historicamente ou turisticamente falando.
Afinal, além de ser o local de destino das trilhas da Rota do Cangaço, é o lugar onde Lampião e seu bando foram, de fato, assassinados.
Então, se você quer saber mais sobre essa atração, vou apresentá-la a você com muito prazer. Vem comigo!
Conheça a Grota do Angico
Como adiantei, a Grota do Angico é o local onde Lampião e parte do seu bando, incluindo sua esposa, Maria Bonita, foram entocados e mortos, isso em julho de 1938.
O lugar é realmente uma grota que fica em um pequeno curso d’água intermitente, pertinho do Rio São Francisco (que pode ser visto daqui da pousada).
Cercado pela natureza exuberante do Sertão, onde a Caatinga reina, esse monumento natural recebe a visita de milhares de turistas todos os anos, que chegam para explorar e sentir a atmosfera carregada de história que paira no ar.
A Grota do Angico é um dos meus lugares favoritos em Piranhas, porque tem tudo a ver com a história do nosso povo, da qual eu me orgulho muito!
Infraestrutura da Grota do Angico
A grota em si é um monumento natural muito bem preservado ainda, onde encontram-se basicamente duas cruzes sobre pedras com placas de homenagem.
Uma delas lista os 11 membros do bando de Lampião mortos no confronto (contando com ele):
- Lampião
- Maria Bonita
- Elétrico
- Luis Pedro
- Quinta Feira
- Mergulhão
- Macela
- Colchete
- Alecrim
- Moeda
- Enedina
A segunda homenageia Adrião Pedro de Souza, único integrante da volante que perdeu a vida.
Ou seja, o destino final em si é um lugar preservado, como realmente deve ser. Mas, não se preocupe, pois o passeio como um todo possui uma ótima infraestrutura.
Afinal, trata-se da grande atração da famosa Rota do Cangaço, um dos passeios mais buscados de Piranhas/AL – e um dos que mais gosto, inclusive.
Rota do Cangaço com a MF Tur: a melhor forma de conhecer a Grota do Angico
Estando hospedado aqui na pousada Lampião Rio, é bem simples de chegar a esse local tão importante para a região.
Basta fazer o passeio Rota do Cangaço com a MF Tur, que pode ser realizado de duas maneiras: de catamarã ou de lancha, ambas partindo do Centro Histórico de Piranhas.
Eu mesma já fiz essa rota de ambas as maneiras e gostei bastante das duas experiências. Em seguida, falo um pouquinho sobre cada uma delas para você analisar.
De catamarã:
O passeio de catamarã oferece uma jornada de aproximadamente 6,5 horas, que começa com uma navegação de 40 minutos pelo Rio São Francisco até o restaurante Cangaço Eco Parque.
Nesse ponto, você encontrará uma variedade de opções de lazer, incluindo a emocionante trilha que leva à Grota do Angico, que é feita com guia.
Além disso, o parque oferece atividades como escalada, slackline, tobogã, stand-up paddle, passeio a cavalo e muito mais, perfeitas para tornar o seu dia ainda mais completo e memorável.
De lancha:
Se você optar pelo passeio de lancha, a jornada começa com uma parada em Entremontes, conhecida como a “capital das mulheres rendeiras”.
Aqui, você terá a oportunidade de apreciar e adquirir peças de artesanato local, enriquecendo sua experiência cultural.
Em seguida, o passeio prossegue até o Cangaço Eco Parque, onde você encontrará as mesmas atividades e a trilha que leva à Grota do Angico.
✅ Informações úteis
- Endereço da MF Tur: Rua Antônio Alves Feitosa, 81, Centro, Canindé de São Francisco – SE
- Instagram: @passeiosmftur
- Telefone para contato: (79) 9 9972-1320 / (79) 9 9971-3975 (WhatsApp)
- Preço do ingresso: sob consulta