Passeio no Rio São Francisco: tudo o que você precisa saber

Um dos programas imperdíveis para quem vai viajar para a região entre Alagoas e Sergipe é o passeio no Rio São Francisco.

Por aqui, existem dois passeios principais: o passeio do Cânion, na parte represada da Usina Hidrelétrica de Xingó, e o passeio da Rota do Cangaço, no leito normal do Rio São Francisco.

Neste artigo, darei todos os detalhes para você aproveitar o melhor destas duas oportunidades incríveis de conhecer as maravilhas do nosso Rio São Francisco!

Os dois principais passeios no Rio São Francisco

Cânion do Xingó – Canindé de São Francisco

Se você quer um passeio de tirar o fôlego, o Cânion do Xingó em Canindé de São Francisco é o lugar certo. Sem sombra de dúvidas, é um dos passeios mais bonitos que já fiz.

A dica é começar o passeio lá da praia da Dulce, em Olho D’Água do Casado, porque o caminho é todo asfaltado e ainda tem um estacionamento. Durante a semana, as saídas são só às 11h.

Recomendo também pegar um barco menor, para ter mais flexibilidade e emoção. Com o barco menor, você vai parar em lugares que o catamarã nem sonha em chegar.

O Cânion do Xingó é o mais cobiçado em Sergipe. Fica no sertão nordestino, meio longe das praias, mas vale cada quilômetro.

As rochas avermelhadas desse cânion são como uma obra de arte esculpida pela natureza, e o Rio São Francisco faz o papel de pincel, cortando tudo com uma elegância de fazer inveja.

Os cânions são de tirar o chapéu e no Rio São Francisco eu consigo tomar banho em dois estilos: tem uma parada para um banho raso, com 1 metro de profundidade, e outra com cerca de 10 metros de profundidade.

É uma energia intensa, rápida, mas que vale cada segundo.

Esse passeio é pra todos os gostos e para toda a família, incluindo quem tem crianças. Recomendo demais!

✅ Informações úteis

  • Endereço: Rio São Francisco, Canindé de São Francisco, Sergipe
  • Nota do Tripadvisor: 4,5

Rota do Cangaço

Se você está afim de uma verdadeira imersão na história do Cangaço, eu recomendo a Rota do Cangaço. É um daqueles passeios que não dá pra perder, uma experiência inesquecível.

O passeio tem base aqui Piranhas e você faz uma caminhada de 1,5 km. Acredite, cada passo vale a pena.

O visual é puro Sertão, com a caatinga ao redor, aquela vegetação única que só quem já viu entende. Mas a trilha não é só paisagem, não.

Lá, eu sempre aprendo muito sobre o cangaço, sobre os passos de Lampião e Maria Bonita. Eu garanto que um dos momentos mais impactantes é chegar no final da trilha e ficar cara a cara com o lugar exato onde os dois foram emboscados.

Ah, só um detalhezinho: pra chegar lá, é de barco. Mas, calma, não é um perrengue, é parte da aventura.

O caminho segue a trilha original onde os cangaceiros foram emboscados. E depois da trilha ainda dá para aproveitar um mergulho delicioso no Rio São Francisco.

Outra dica importante: encare a trilha com tempo. São umas 9 horas de passeio, e olha, o sol na região é daqueles de rachar.

Como a área é toda preservada, além de conhecer a fundo a história do Cangaço, também dá para conhecer a caatinga.

Mas, se você tem alguma limitação de locomoção, vale dar uma conferida nas condições da trilha antes de embarcar nessa aventura. Eu, pessoalmente, adoro!

Claro, faz muito calor, mas a experiência é incrível. O passeio pelo Rio São Francisco é mágico, o entardecer é um espetáculo à parte, o serviço do barco é ótimo, com gente acolhedora e profissional.

Vale reforçar a dica: leve água, vá de tênis e proteja a cabeça. O calor é forte, a caminhada é longa, mas cada passo nessa trilha histórica é uma recompensa.

Você pode fazer a Rota do Cangaço pela MF Tur ou pela Célio Tur.

Informações úteis: MF Tur

  • Endereço: Setor Angico Zona rural, Poço Redondo – SE
  • Instagram: @rotadocangaco
  • Telefone: (79) 99869-6428
  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 09h às 17h
  • Preço do ingresso: R$ 100,00 por pessoa (não inclui alimentação)
  • Nota no Google: 4,5

Informações úteis: Célio Tur

  • Endereço: Canindé de São Francisco – SE
  • Instagram: @espacoangicos
  • Telefone: (82) 98745-1286
  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 08h às 16h
  • Preço do ingresso: R$ 100,00 por pessoa (não inclui alimentação)
  • Nota no Google: 4,8
Ellen Amaral
Ellen Amaral

Juntamente com minha mãe - Danielly - proprietária da Pousada Lampião Rio e estudante de Direito. Tenho como objetivo tornar inesquecível a vivência dos nossos hóspedes aqui, trazer uma sensação de aconchego e familiaridade, e fazer com que eles, de fato, se sintam em casa. Uma das coisas que mais amo aqui na pousada é a vista maravilhosa do nosso Rio São Francisco, que considero o nosso ponto mais forte. Adoro ler, viajar, ir à academia e registrar momentos! Sou uma pessoa comunicativa, leal e fiel aos meus princípios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A hospedagem mais bem avaliada no Google em Piranhas/AL