Sítio arqueológico em Piranhas e o patrimônio da região
Se você quer conhecer um sítio arqueológico em Piranhas, eu vou te apresentar o local perfeito para explorar o patrimônio arqueológico da região!
Rica em belezas naturais, Piranhas, em Alagoas, é um local perfeito também para quem é apaixonado pelo patrimônio cultural histórico do nosso país. Vamos lá?
Museu Arqueológico de Xingó, o principal sítio arqueológico de Piranhas
Quando se trata de sítios arqueológicos em Piranhas e arredores, o Museu Arqueológico de Xingó (MAX-UFS) é uma joia que nos transporta no tempo e nos permite desvendar os mistérios do passado da região.
Eu já visitei o museu algumas vezes e sempre indico aos meus hóspedes que estão em busca de locais com esse perfil.
A verdade é que a atração fica localizada na cidade vizinha de Canindé de São Francisco, Sergipe, mas é bem pertinho aqui da Pousada Lampião Rio, e vale a pena conhecer!
O Museu de Arqueologia de Xingó é administrado pela Universidade Federal de Sergipe e tem uma conexão profunda com a construção da Usina Hidrelétrica de Xingó.
Seu acervo é uma coleção impressionante de cerca de 50 mil peças e obras, incluindo arte rupestre, esqueletos humanos e utensílios que foram descobertos durante pesquisas em sítios arqueológicos da região.
✅ Informações úteis
- Endereço: Canindé de São Francisco – SE
- Nota do Google: 4,8
- Horário de funcionamento da exposição ao público: quarta a domingo, das 8h30 às 16h30
- Telefone para contato: (82) 98849-2622
- Preço do ingresso: R$ 15 (idosos, professores e estudantes pagam meia entrada: R$ 7,50)
A fundação do museu
Embora tenha sido fundado apenas no ano 2000, a história do museu remonta ao ano de 1988, quando teve início a construção da usina hidrelétrica de Xingó.
Afinal, a obra viria a inundar uma grande área, surgindo assim a necessidade de preservar o rico patrimônio arqueológico que se encontrava no setor.
Para enfrentar esse desafio, a Universidade Federal de Sergipe foi convocada a desenvolver um projeto de salvamento arqueológico.
Ao longo dos anos, os arqueólogos e pesquisadores empreenderam escavações nos sítios arqueológicos que seriam afetados pela construção da usina.
O resultado foi a descoberta de um tesouro de objetos e artefatos que mostram a história pré-colonial da região, e que hoje são exibidos no museu.
O que fazer no museu? Vale a pena?
Durante a visita ao museu, você pode não apenas observar as peças, mas também entender melhor sobre a formação da região.
No passeio, há toda uma explicação sobre as práticas utilizadas para a construção das peças, além de um programa educativo, voltado para a conscientização sobre a importância de preservar o patrimônio cultural histórico.
E sendo um hóspede da Pousada Lampião Rio, você poderá conferir tudo isso praticamente de camarote, pois estamos bem pertinho. Acredite: valerá muito a pena!